Revista Multimídia Ambiental

Pensando em um mundo melhor.

Política Nacional de Resíduos Sólidos completa um ano

em 07/08/2011

Neste mês, o Brasil celebra uma data importante para a preservação do meio ambiente. Há um ano, foi sancionada a PNRS (Política Nacional de Resíduos Sólidos). Com a PNRS, o país passou a ter um marco regulatório sobre a destinação do lixo produzido. Entre os principais objetivos da lei estão: não geração, redução, reutilização e tratamento de resíduos sólidos; destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos e aumento da reciclagem no país, entre outros.

O projeto estabelece a “responsabilidade compartilhada” entre governo, indústria, comércio e consumidor final no gerenciamento do lixo. O poder público, por exemplo, está proibido de manter ou criar lixões. As prefeituras têm prazo de três anos para construir aterros sanitários ambientalmente adequados.

Mas a Política Nacional dos Resíduos Sólidos só vai ter efeito positivo para o meio ambiente se todos fizerem a sua parte. O dever dos consumidores é acondicionar de forma adequada seu lixo para a coleta, inclusive fazendo a separação onde houver coleta seletiva, e não descartar resíduos sólidos em praias, no mar, em rios e em lagos.

O Greenvana oferece uma dica para você exercer a cidadania: as lixeiras para reciclagem da Recicla Fácil vão tornar a separação do lixo muito mais fácil e organizada. São dois modelos diferentes, um com capacidade para quatro tipos de resíduos (papel, plástico, vidro e metal) e outro com capacidade para dois (papel e plástico). Você escolhe o que mais se adequa à sua casa ou à empresa onde trabalha e começa a fazer sua parte pelo meio ambiente. Tudo muito simples e com resultados garantidos.

COMPRE JÁ: as lixeiras estão disponíveis no Greenstore.

Fonte: Greenstyle


Fale conosco, deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: