Revista Multimídia Ambiental

Pensando em um mundo melhor.

Vida Sustentável: Consumo consciente promove melhora na alimentação

em 17/01/2011

Além de beneficiar o meio ambiente, o consumo consciente pode ajudar a saúde, principalmente quando ele está relacionado aos alimentos escolhidos para compor as refeições diárias.

Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) o número de brasileiros obesos aumentou consideravelmente nos últimos anos. Em 2004, dois em cada quatro brasileiros estava acima do peso, hoje a proporção é de um em cada dois, ou seja, metade da população sofre de obesidade.

A opção por um consumo mais consciente pode causar grandes mudanças nesse cenário já que o controle na alimentação estimula a perda de peso. Exercer o consumo sustentável significa programar as compras, para evitar desperdícios, optar por alimentos naturais e produzidos localmente, analisar a composição dos alimentos e preferir os que sejam certificados e sustentáveis.

O ideal é preparar refeições caseiras, que possam ser mais balanceadas e sobre as quais o consumidor tem controle da procedência de todos os ingredientes. Escolher alimentos com produção local estimulam a economia regional e ajudam a reduzir as emissões de gases de efeito estufa causadas pelo transporte entre longas distâncias.

Ter uma alimentação mais saudável melhora a qualidade de vida das pessoas e é totalmente sustentável. Para isso é preciso se alimentar de maneira balanceada, o que não significa eliminar as gorduras e o açúcar das refeições, mas sim ingerir diferentes alimentos em pequenas quantidades. Controlar e reduzir compõe a receita para uma alimentação sustentável.

O Ministério da Saúde criou um guia chamado “Os dez passos para uma alimentação saudável”, nele os consumidores encontram orientações sobre como escolher produtos mais saudáveis e diversas outras dicas de preparo.

Clique no link abaixo e faça o download do guia

http://www.saude.sp.gov.br/resources/cidadao/destaques/guia_de_bolso_sobre_alimentacao.pdf

Fonte:

http://ciclovivo.com.br/

Instituto AKATU


Fale conosco, deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: