Revista Multimídia Ambiental

Pensando em um mundo melhor.

Fiscais apreendem madeira ilegal e derrubam ponte sem licença no PA

em 01/11/2010

Fiscais do Ibama destruíram a ponte pela terceira vez.
Madeira apreendida seria suficiente para encher 7 camihões.

Fiscais do Ibama apreenderam 115 metros cúbidos de madeira cortada ilegalmente e destruíram pela terceira vez uma ponte construída por madeireiros na cidade de Pacajá, no sudoeste do Pará.

No trajeto de 50 quilômetros percorrido pela BR-422, os fiscais encontraram vias de acesso para o interior da floresta camufaldas com galhos de árvores. Os “disfarces” escondiam troncos cortados irregularmente e colocados no chão, além de um trator.

Um barraco servia como base para o pessoal que trabalhava na derrubada das árvores. No local, foram encontrados alimentos e até instrumentos de corte. Os agentes ambientais também apreenderam duas motosserras além dos 115 metros cúbidos de madeira, quantidade suficiente para encher 7 caminhões.

Uma ponte construída ilegalmente sobre o Rio Cururuí também foi algo da fiscalização do Ibama no local. O órgão já destrui a ponte duas vezes, uma delas no ano passado, porque a estrutura seria usada para ajudar na retirada de madeira da floresta. “Provavelmente, estaria sendo utilizada para tal objetivo”, disse Cláudio Haydemar, chefe do Ibama.

Além de dar passagem para a retirada da madeira, a ponte não tinha licença ambiental e impedia o curso natural do rio. A estrutura foi destruída pelo Ibama com ajuda de um trator.

De acordo com o Ibama, a madeireira responsável pela construção da ponte já foi identificada e será multada por crime ambiental. O responsável pela extração ilegal também receberá uma multa.

A área em que foi feita a fiscalização é alvo de conflitos. No mês passado, por exemplo, 4 pessoas foram mortas no local.

Fonte: Globo Amazônia


Fale conosco, deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: