Revista Multimídia Ambiental

Pensando em um mundo melhor.

PORQUE É QUE O MODELO DE PÓLO DE CRESCIMENTO NÃO ALAVANCA A PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE FORMA CONCRETA NO PAÍS?

em 09/10/2010

Faz parte de nosso processo evolutivo o ato de modificar a natureza e o meio ambiente. Começamos a fazer pequenas intervenções afim de obter o máximo de recursos que podemos e terminamos gerando fortes impactos ambientais, pois temos sede de explorar sem nenhum tipo de preocupação com o risco que corremos de diminuir ou mesmo extinguir nossos recursos renováveis, e pior os não renováveis. O agravante é que temos a consciência do erro, e simplesmente o ignoramos. O homem perdoa, mas a natureza não!

Atualmente, muito tem se pensado e discutido a respeito das questões climáticas e ambientais. Foram instituídos novas concepções de exploração consciente, o chamado desenvolvimento sustentável que se trata da utilização dos recursos naturais de forma menos agressiva e responsável com comprometimento e ações concretas, estas conseguem também fazer o reaproveitamento de materiais que não seriam mais utilizados e poderiam ser jogados em locais não adequados. Essa concepção social dá origem a belos objetos que aproveitam fibras de couro de peixe, que podem se tornar belas bolsas, sapatos e roupas ou mesmo as fibras de coco que estão virando matéria-prima para a confecção de estofados, inclusive de automóveis.

Contraditoriamente, as empresas que “supostamente” implementaram este novo modelo de desenvolvimento, não tem dado conta de levar concretamente o desenvolvimento sustentável por diversos fatores que não justificam a não aplicação do modelo sustentável. Justificam- se dizendo que financeira e capitalmente o investimento não é lucrativo, ou mesmo por questão de conveniência das empresas, pois sempre estão visando o lucro, não importando se a obtenção deste respeite ou não a natureza.

A ideia de implementação do desenvolvimento sustentável em caráter industrial é muito bela, mas infelizmente não é o que basta pra se fazer acontecer, pois em nosso país, ainda não se pode agregar este modelo de desenvolvimento enquanto a sociedade industrial e por consequencia, os próprios cidadãos enquanto não houver interesse de mudança de concepções e pelo menos ter a consciência de que é possível gerar renda, lucro, ajudar comunidades engajadas desde que o meio ambiente seja respeitado.


Fale conosco, deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: