Revista Multimídia Ambiental

Pensando em um mundo melhor.

Filme mostra vida em cidades fronteiriças cercadas pela floresta amazônica

em 25/09/2010

Diretora brasileira morou na fronteira entre Brasil, Peru e Colômbia.
Documentário destaca cotidiano de personagens urbanos.

A cineasta brasileira Maya Da-Rin morou durante dois meses na cidade colombiana de Letícia, em 2005. A experiência representou o início da produção de um documentário que destaca o lado urbano da região, localizada em uma área na fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru, e rodeada de floresta amazônica. O filme estreou nesta semana em São Paulo e está em cartaz no Rio de Janeiro desde o dia 17.

Dirigido por Maya, “Terras” apresenta o cotidiano de personagens urbanos que vivem entre Letícia, na Colômbia, Tabatinga, sua cidade “gêmea” em território brasileiro, e o vilarejo de Santa Rosa, no Peru. A proposta é mostrar como vive a população nesses locais em que a linha de fronteira entre os países se torna, em muitas situações, simplesmente simbólica.

O período em que Maya viveu em Letícia lhe rendeu contatos depois utilizados na produção do documentário. A cineasta conseguiu reunir histórias como a de Manoel, que transporta mercadorias entre o Brasil e o Peru em seu barco. Ela também entrevistou, por exemplo, taxistas que se deslocam todos os dias entre Letícia e Tabatinga.

O documentário destaca as relações estreitas entre as cidades “gêmeas” do Brasil e da Colômbia. Com vínculos econômicos e culturais, Letícia e Tabatinga são conectadas por uma única via, que se chama Avenida da Amizade em território brasileiro e Avenida Internacional, na Colômbia. O vilarejo de Santa Rosa, já no Peru, fica a poucos minutos de barco da região.
O filme já foi exibido em diversos festivais de cinema no Brasil e no exterior, entre eles a 33ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

Fonte: Globo Amazônia


Fale conosco, deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: