Revista Multimídia Ambiental

Pensando em um mundo melhor.

Planeta Urgente: Jornalistas sob ameaça

em 24/06/2010

Por Myrian Conôr, em Castanhal Pará

Os riscos de reportar os danos ao ambiente

No Forum Global de Mídia que termina esta semana em Bonn, o foco foi sobre o jornalismo ambiental e a cobertura do assunto no mundo. A Deustche Welle conversou com o secretário-geral Jean-Francois Julliard, da Repórteres Sem Fronteiras, sobre os perigos crescentes que repórteres do setor enfrentam em seus cotidianos. De acordo com Julliard, eles têm problemas semelhantes aos dos repórteres políticos.

“Eles podem ser fisicamente ameaçados, podem receber ameaças de morte e podem ser presos, porque o ambiente está se tornando um grande assunto. É um tema mesmo candente agora, e depois deste grande encontro de Copenhagen no ano passado, cada vez fica mais perigoso e mais difícil reportar questões ambientais. Mikhail Beketov é um jornalista russo, que denunciou um esquema de corrupção entre autoridades e uma empresa privada na construção de uma estrada entre Moscou e uma cidade próxima. Ele foi severamente espancado e perdeu uma perna”, conta Julliard.

“Os jornalistas que cobrem o ambiente são ameaçados como eram os que trabalhavam com direitos humanos ou política, 10 ou 20 anos atrás. E, no caso, é melhor trabalhar com a mídia tradicional porque você tem mais apoio. Se você trabalha em grandes redes de TV, por exemplo, tem pessoas que podem ajudá-lo, que podem contratar um advogado se você enfrentar um processo. Se você é um blogueiro, está sozinho. Se for para a cadeia, ninguém vai cuidar de você, com exceção da família e amigos”, afirma ele.

Créditos: Planeta Sustentável, Deutsche Welle (Organização do Fórum).



One response to “Planeta Urgente: Jornalistas sob ameaça

  1. Importante salinetar que esse tipo de atrocidade a nossa profissão não´acontece assim… Alguem ou empresa, que sente ofendida por mostrada a realidade, sabe que pode estar em risco todo seus bens materias, que foram adiquiridos de forma ilegal, ou então de atos libidinoso que possam ainda mais denegrir a imaghem que não se passa!

    Muito bom o conteúdo!

Fale conosco, deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: