Revista Multimídia Ambiental

Pensando em um mundo melhor.

Imazon registra desmatamento de 76 km² para o mês de março na Amazônia

em 05/05/2010

Por Myrian Conôr, em Belém do Pará.

Área é correspondente a 47 vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em SP.
Número pode ser diferente por causa da cobertura de nuvens no período.

Relatório publicado nesta terça-feira (3) pela ONG Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia), que monitora de forma independente o desmatamento, aponta que em março de 2010 foram devastados 76 km² na floresta. A área é correspondente a 47 vezes o tamanho do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

O Imazon lembra que os dados para o período podem estar subestimados, por causa da cobertura de nuvens durante o mês de março. De acordo com a ONG, foi possível monitorar, no período, somente 37% da área com cobertura florestal na Amazônia Legal, pois 63% do território estava coberto por nuvens. A cobertura afetou 66% do território avaliado em março do ano passado.


O desmatamento registrado para março ocorreu principalmente no Pará, com 45% de toda a área cortada, e no Mato Grosso, com 39%. Rondônia (6%), Roraima (4%), Acre (4%), Amazonas (1%) e Tocantins (1%) completam a lista. A quantia registrada em março deste ano representa um aumento de 35% em relação ao mesmo período de 2009, quando foram registrados 57km².

Segundo a ONG, o desmatamento acumulado desde agosto de 2009 totalizou 1000 km², número que representa um aumento de 24% se comparado com a mesma análise para o período de 2008 a 2009. A quantia também resultou no comprometimento de 65 milhões de toneladas de gás carbônico sujeitas à emissão na atmosfera.
Ainda de acordo com o Imazon, em março deste ano foram registrados 220 km² de florestas degradadas (intensamente exploradas pela atividade madeireira e queimadas) na Amazônia Legal.


Fale conosco, deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: