Revista Multimídia Ambiental

Pensando em um mundo melhor.

Desmatamento da Amazônia cai pelo terceiro ano consecutivo.

em 01/04/2010

por Karla Costa em Belém do Pará.

O governo federal anunciou nesta sexta em Brasília uma ótima notícia para os brasileiros – e para o clima do planeta, que se beneficia dos serviços ambientais desempenhados pelas florestas: a taxa de desmatamento na Amazônia entre o segundo semestre do ano passado e o primeiro de 2007 deve ser de cerca de 9,6 mil km2, a mais baixa desde que o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) começou, em 1988, a monitorar a destruição da cobertura florestal da Amazônia. Essa previsão é baseada em dados corrigidos do sistema Deter e Prodes, do Inpe, e tem uma margem de erro de 10%, segundo o governo.

A má notícia que vai além dos números do Inpe: os fatores econômicos que contribuíram para a queda no desmatamento estão voltando a mostrar suas garras: o preço da soja voltou a subir às vésperas da safra que começa a ser plantada em setembro, o preço da carne aumentou, grandes áreas da Amazônia já estão isentas de febre aftosa e o anunciado boom dos agrocombustíveis começa a fazer pressão sobre as terras disponíveis na região. A conseqüência já se faz sentir: o número de queimadas desde junho está aumentando em relação ao ano passado.

.Além da estimativa, o governo divulgou também ontem o dado corrigido do Inpe/Prodes para o período agosto de 2005 a julho de 2006, que foi de 14.039 km2, uma queda de 25,3% em relação ao período anterior. A estimativa divulgada em outubro do ano passado, um mês antes das eleições presidenciais, era de 13.100 km2, com uma margem de erro – agora confirmada – de 10%. O dado confirmado significa uma queda de 49% em dois anos, desde os fatídicos 27.429 km2 de 2003/2004, a segunda maior taxa da história. O recorde anual continua com o governo FHC, de 29.059 km2 verificados no período agosto de 1994-agosto de 1995. Mas o primeiro mandato do governo Lula foi recorde de desmatamento acumulado: mais de 70 mil km2.

http://www.greenpeace.org/


Fale conosco, deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: