Revista Multimídia Ambiental

Pensando em um mundo melhor.

Pesquisador avalia espécie de madeira plantada para reduzir exploração da Floresta Amazônica.

em 19/03/2010

por Rony Ricardo, em Belém do Pará

Um estudo, desenvolvido por um pesquisador da Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, propõe a utilização do paricá, espécie nativa da Floresta Amazônica, para a redução da exploração da Floresta Amazônica.

O estudo comprova o potencial da madeira laminada colada e pode reduzir a pressão sobre a Floresta. As árvores apresentam de 20 a 30 metros de altura e, aos 15 anos, atinge cerca de 55 centímetros de diâmetro à altura do peito, DAP.
Nas regiões Norte e Centro-Norte, a espécie está sendo utilizada em florestas plantadas, desde a década de 90, sendo utilizada para produção de laminados, compensados, aglomerados e painéis.

O paricá pode ser utilizado também como matéria-prima para o laminado colado, conforme a pesquisa. Tábuas de madeira podem ser unidas longitudinalmente e coladas umas sobre as outras. As peças apresentam maior resistência.

Foram analisados 25 metros cúbicos de paricá que foram doados à UFSC por produtores paraenses. As análises incluíram a caracterização anatômica, física e mecânica da madeira.

Nesta sexta-feira, 19, o pesquisador Rodrigo Figueiredo Terezo apresenta a pesquisa que será defendida em sua tese de doutorado. “Conhecer melhor as propriedades da madeira de paricá de florestas plantadas e sua aptidão para novos produtos da construção civil é uma necessidade. Sendo possível a sua transformação num bem durável, ganha o meio ambiente e a economia regional”, destacou o pesquisador.

Fonte: Ambiente Brasil


Fale conosco, deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: