Revista Multimídia Ambiental

Pensando em um mundo melhor.

UE aceita reduzir emissões de CO2 em até 95% até 2050

em 18/03/2010

por Karla Costa, em Belém do Pará.

Os ministros de Meio Ambiente dos países-membros da União Europeia (UE) aceitaram reduzir entre 80% e 95% as emissões de dióxido de carbono (CO2) até 2050, desde que outras nações assumam o mesmo compromisso em relação aos níveis de 1990.

Nesta quarta-feira (21), o bloco também reafirmou sua disposição de, até 2020, alcançar uma redução de 20% a 30% na liberação de gases causadores do efeito estufa. Porém, mais uma vez, a UE condicionou o cumprimento da meta a esforços similares de outros agentes internacionais.

O bloco já tinha mencionado a necessidade de, a médio prazo, as emissões sofrerem uma redução de 80% a 95%. Mas, até agora, nunca havia mencionado uma meta tão clara até 2050.

Segundo o texto aprovado na reunião de hoje, esse deve ser a meta “do grupo de países desenvolvidos”, de acordo com as recomendações do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC, na sigla em inglês).

A secretária de Meio Ambiente da Espanha, Teresa Ribera, disse que o passo dado hoje pelos ministros da UE “marca com clareza o objetivo a longo prazo dos países industrializados” e “confirma a vontade [da UE] de trabalhar rumo a uma economia neutra em carbono”.

O encontro desta quarta-feira foi “especialmente importante para delimitar o nível de ambição que esperamos do resto” do mundo, acrescentou Ribera.

Já o comissário europeu de Meio Ambiente, o grego Stavros Dimas, afrmou que a decisão tomada pelo bloco “envia um sinal sobre a determinação da UE”.

Fonte:  portalms.com.br


3 responses to “UE aceita reduzir emissões de CO2 em até 95% até 2050

  1. rkm2010 diz:

    E ainda tem gente que acha invenção esse negócio de aquecimento global. Bela iniciativa da UE e espero que outras pensem da mesma forma pois só quem tem a ganhar com tudo isso, somos nós terraquios.

    att

    Rony Ricardo

  2. Myla Multimídia diz:

    hahaha Não tem nem comparação! Ainda falta muito pro nosso Brasil chegar nesse nível de organização e de desenvolvimento.Talvez aconteça isso quando sairmos do terceiro mundo!

  3. Rafaella Lameira diz:

    Tenho esperança que o Brasil entre pra UE também. Viajei!

Fale conosco, deixe um comentário

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: